Festival de Jegue

Fixe Festival de Jegue, a maior festa do sertão Sergipano!

    A melhor festa do sertão. É assim que os itabienses e turistas se referem ao Festival de Jegue. No mês de setembro para receber você, a cidade vira uma festa, com cavalgada, corrida de cavalos, motocross, concurso de jegues fantasiados e a tradicional corrida de jegues e muita agitação.

    Os itabienses capricham na ornamentação, a cidade é só festa, fazendo da alegria a sua atração maior. A nossa hospitalidade tem sido o atributo principal e todo ano a alegria se repete com muito mais intensidade, por isso nunca é demais afirmar que Itabi tem a melhor festa do sertão.

COMO NASCEU O FESTIVAL DE JEGUE O FESTIVAL DE JEGUE

    Uma festa bonita de se ver. Uma tradição que vem acontecendo desde o ano de 1979 em Itabi.

    Tudo começou em 1979 com a primeira corrida de jegue. Em 1997 na administração do ex e atual prefeito Dr. Rubens Feitosa Melo, foram incluídas outras atrações e teve o seu nome mudado para o Festival de Jegue.

    E com o tema ''...de Itabi para o mundo!'', Itabi realiza na terceira semana do mês de setembro o seu já tradicional Festival de Jegue.

O JEGUE E SUA HISTÓRIA

    Itabi teve seus primeiros desbravamento a partir de 1821, através da família Palatem que veio da Fazenda Cutia, Município de Capela. Com ela vieram alguns negros (escravos) que a auxiliava na lida diária. Aos poucos foram chegando outras famílias, que por não terem condições de possuírem escravos, utilizava-se da força do trabalho do jegue que, durante mais de cem anos foi o principal meio de transporte daquela gente. Hoje Itabi conta com uma população de 6.000 habitantes. O nome Itabi é de origem do tupi-guarani, ITA= pedra e BI= duas: ITABI, já teve outros nomes como: Panelas e Providência.

     Foi o jegue que transportou a lenha da roça para casa quando não existia fogão a gás, o algodão, o feijão, o milho, a mandioca para as casas de farinha, transportou água, tijolo, cal e argila para a construção. Serviu também de montaria para os homens, mulheres e crianças. Diante do que podemos observar, o povo itabiense tem motivo de sobra para homenagear o jegue e foi pensando desta forma que pessoas da localidade idealizaram o evento. Isto aconteceu em 1979 com a primeira corrida de jegue e a partir de 1997 com a inclusão de outras atrações teve o seu nome mudado para o Festival de Jegue, mantendo-se até hoje na administração do atual prefeito Rubens Feitosa Melo.

    Vale lembrar que, o jegue serviu a todos os itabienses que deles precisaram, por isso esta homenagem é prestada pela comunidade de Itabi. Hoje em dia, as atividades que eram realizadas pelos jegues foram substituídas em parte pela moto, devido ao avanço do tempo.